quarta-feira, 3 de junho de 2009


O ESCRITOR É VOCÊ

DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO

Texto 1

- Desculpe você deixou cair este livro?

_ Eu?Puxa,que desastrada.Nem notei.Obrigada

- É um livro de mistério,não é?Eu gosto muito de livro de mistério.

- Eu também .Já leu este?

- Não. Quem sabe você me empresta quando terminar?

- Pode ser.Você sempre toma ônibus aqui?

- Todo dia nesta hora.

- Então a gente se vê amanhã.Meu nome é Leia.

-Prazer. O meu nome é Marcos.

-Até amanhã, Léia.

-Até amanhã ,Marcos.

TEXTO 2

Léia e Marcos se conheceram no ponto de ônibus.Ela havia deixado cair um livro de mistério.Marcos o recolheu, dizendo que também gostava desse tipo de livro.Combinaram que, quando ela acabasse de ler aquele, emprestaria a ele, já que os dois sempre tomavam o ônibus no mesmo ponto.Despediram-se já amigos, até dia seguinte.

TEXTO 3

Estava esperando o ônibus quando um garoto bem simpático me entregou o livro que eu havia deixado cair.Ele disse que também gostava de história de mistério, como eu,e me pediu o livro emprestado.Como parece que ele sempre toma o ônibus naquele ponto, talvez eu empreste o livro quando terminar de ler.Pode ser. Espero encontrá~lo outra vez ali. amanhã.

Você já deve ter ouvido falar muito em discurso.Mas, afinal, o que é o discurso? O discurso, para nós, é qualquer manifestação por meio da linguagem falada ou escrita.

Você percebeu que, no texto 1,não há um narrador na história? O discurso direto é o próprio narrador.

Já no texto 2 há um narrador onisciente(que sabe tudo). Ele conta o que aconteceu, o que cada um disse, sempre em terceira pessoa.

E no texto 3? Aí encontramos, também em discurso indireto, a narrativa de Léia.Ela não é onisciente, pois só sabe o seu lado da história, contada em primeira pessoa.

Que tal experimentar essas formas de discurso? Escolha ma das propostas sugeridas abaixo e redija três pequenos textos

- Dois ex-colegas, que não se vêem há anos,reencontram-se.

- Dois torcedores de times rivais discutem o resultado no final de um jogo.

- Ex-namorados se encontram na fila do cinema, ambos solitários.

- Duas amigas comparam as notas que tiraram nas provas.

DESCRIÇÃO OBJETIVA, SUBJETIVA E DESCRIÇÃO DE PROCESSO

Pela descrição objetiva também se caracteriza um objeto. Para entender bem, leia, ao lado, as descrições de um bolo de chocolate.Veja como diferem completamente uma da outra!

Treine essas formas de descrição, tentando descrever um sanduíche gostoso que você provou.

1. Na descrição objetivo, conte como era a aparência do sanduíche.

2 .Na descrição subjetiva, descreva suas sensações e emoções diante do sanduíche.

3. Na descrição do processo, explique todos os detalhes da preparação do sanduíche.

Há outras formas de descrição de processos, além de receitas culinárias, que aparecem em:

_ folhetos de instruções de jogos ou de cartuchos de videogames;

_ manuais de instruções para montagem de móveis ou objetos;

_ manuais explicativos de instalação e uso de aparelhos eletrodomésticos e programas­ ou jogos para microcomputadores.

DESCRIÇÃO OBJETIVA

Havia um bolo sobre a mesa, num prato branco.Era redondo, marrom,coberto de creme também marrom e de raspas de chocolate .Parecia macio e exalava cheiro de cacau.

DESCRIÇÃO SUBJETIVA

O bolo, sobre a mesa, atraia olhos e narizes.Circulo marrom perfumado a destacar-se no prato claro,em sua cobertura de creme e raspas de chocolate deslizavam os desejos e a gulodice das pessoas em volta da mesa.

DESCRIÇÃO DE PROCESSO

Misture três xícaras de farinha, duas de açúcar e uma de chocolate em pó,peneirados, a uma colher de sopa de fermento.Adicione dois ovos inteiros, meia xícara de óleo e um copo de água fervendo.Misture bem, derrame a massa em forma untada com margarina e leve o assar durante vinte e cinco minutos, em forno previamente aquecido.

Agora, para trabalhar na descrição de processos, pegue lápis e papel e:

1- acompanhe alguém em sua casa fazendo um alimento qualquer , anote os ingredientes e descreva o modo de fazer;

2- relembre as regras de um jogo que você aprecie(jogo de tabuleiro, eletrônico ou de bola)e descreva os detalhes com se joga;

3- explique como se faz uma pipa ou um balão;

4- relate uma experiência que você acompanhou no laboratório, em uma aula de ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário